AO MESTRE COM CARINHO

Imagem

Quando te conheci ainda era uma adolescente descobrindo meu caminho, minha identidade negra e nestas buscas te conheci, te conheci galante, falante, sorridente no bar do marinho, ainda era na rua da república naquela garagem, onde trocávamos ideias e cantávamos musicas diversas, sempre regadas a uma ceva bem gelada ou um vinho tinto seco. Depois fomos nos encontrando pelos bares da cidade baixa e assim um dia eu que apenas escutava sua voz a noite lhe vi num show tocando sopapo.

Até então não tinha me ligado o que era o Sopapo e nem que eras um mestre, guardião desta arte. Tinha momentos que nem conversávamos, só nos cumprimentávamos e seguíamos nossos caminhos, mas já sabendo que nos encontraríamos dali a diante.

Aos poucos a gurizada também foi te redescobrindo e fazendo vídeos, entrevistas e valorizando o que a sociedade teimava em invisibilizar.

Fazedor da cultura no Rio Grande do Sul, conhecido pelos pagos da América Latina e os dalém mar, me ensinou tudo o que sei sobre o instrumento, sua origem, nossa ancestralidade e principalmente seguir com fé naquilo que acreditamos e assim seguimos.

Hoje, Olorum te chamou, o Rio Grande chorou, mas como tu próprio dizia: “NÃO ME VENHAM COM CHORO QUANDO MORRER, QUERO ALEGRIA, QUERO OS SOPAPOS TOCANDO PARA SEGUIR MEU CAMINHO”.

Mestre Giba Giba, sua persistência não foi em vão, continuas o guardião da nossa cultura afro-brasileira do sul do país espraiada pelo mundo afora e os sopapos cada vez que forem tocados terá um pouco de tua voz melódica nos ensinando que o maior valor nesta vida é preservar a memória de nossos antepassados.

Até Mestre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s